quinta-feira, 18 de janeiro de 2018



MAPAS CONCEITUAIS COMO ESTRATÉGIA DE INCLUSÃO


Os mapas conceituais são valiosas ferramentas de ensino, auxiliando na compreensão de conceitos linguísticos, uma maior organização mental, a facilitação da leitura, a organização espacial, entre outros. Pensei nessa ferramenta como estratégia para o trabalho com uma aluna portadora de deficiência física e mental do 7º ano. Trabalhei com fábulas naquelas duas semanas e expliquei para todos a construção dos mapas. Os alunos tinham que escolher um dos textos trabalhados para a realização da tarefa, que na primeira vez foi em dupla.

Fiz dupla com a Loíse, que ia escrevendo em cartões coloridos as palavras-chaves mais importantes para ela, de acordo com a sua interpretação da fábula escolhida por ela – “O Leão e o Ratinho”, além de informações como personagens, ambiente, moral da história. Foi uma atividade realizada por toda a turma, independente do grau de dificuldade de cada um. Todos realizaram as atividades em aula, com auxílio mútuo. Os alunos foram avaliados pela participação nas rodas de conversa e realização das atividades propostas.

Relato de Marta Eunice Cesarino




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